segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Asfalto - arqueologia urbana

Esta é a primeira vez que passo na Galeria de Artes da UFSC e vejo uma boa exposição. Digo dessa forma para não rebaixar tanto o que já passou por ali. Na realidade, era um excelente trabalho de fotografia do artista Renato Velasco.


As fotos impressas estavam dispostas no chão, como os objetos haviam sido encontrados, e mais ou menos do tamanho de uma folha A2. Na conversa que tivemos, Velasco nos explicou que seu objetivo não era fazer uma Arqueologia dos objetos incrustados no asfalto, no sentido de analisar o desgaste com o tempo e tirar conclusões sobre o passado de cada coisa. Ao invés disso, buscava o efeito plástico causado pelo "fóssil" em meio à textura peculiar do asfalto. Para isso, se sentiu obrigado a utilizar sempre a luz do sol, tarefa muitas vezes difícil pois havia lugares onde os raios solares pousavam apenas alguns minutos devido a edifícios e árvores.

Porém, não poderia ter encontrado melhor nome para a exposição: Asfalto - arqueologia urbana. Quem visitou a Galeria da UFSC pôde sentir a força e a poesia da expressão.

Velasco: artista plástico, fotógrafo, escultor, etc.

O trabalho é muito bom. Não percam!

Nenhum comentário: